Translate

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Fotos atualizadas horta

A salsa, salsinha ou perrexil (Petroselinum crispum (Mill.) Nym.; Apiaceae (Umbelliferae)) é uma planta herbácea bienal, podendo-se também cultivar como anual. Forma uma roseta empenachada de folhas muito divididas, alcança 15 cm de altura e possui talos floríferos que podem chegar a exceder 60 cm com pequenas flores verdes amareladas.
O cultivo da salsa faz-se há mais de trezentos anos, sendo uma das plantas aromáticas mais populares da gastronomia mundial.

Salsinha

Cebola

Inflorescencia cebola
Abobrinha de tronco redonda 
Cucurbita maxima

Milho crioulo
Alcachofra, milho e batata doce.

Feijão de sopa

Feijão

Feijão


Batata inglesa

Pepino

sábado, 27 de outubro de 2012

Controle de Ervas Espontâneas


As vezes se faz  necessário controlar ervas espontâneas pelo método físico (capina manual).
Este método consiste em controlar as ervas através do arrancamento ou corte das mesmas abaixo da coroa ou na base da planta. Utiliza como equipamento básico a enxada.




Alcachofra

Familia Asteracea (compositae)
Nome científico: Cynara cardunculusO nome alcachofra provem do árabe al-kharshûf (que significa "planta espinhuda"). O nome cynara vem do grego, segundo uma lenda antiga seria uma jovem que rejeitou Zeus e foi por ele transformada nessa planta.
A alcachofra é uma planta originária das regiões mediterrâneas e cultivada desde a antiguidade como alimento e produto dietético. Atualmente é cultivada também nas regiões do Atlântico com invernos moderados.
Apresenta folhas de cor acinzentada, constituídas de limbo e pecíolo com nervura tipo peninérvia. As folhas tem sabor amargo, de caráter forte e persistente, constituindo-se na matéria-prima de chás medicinais. Conforme o conhecimento popular, a infusão do extrato de folhas de alcachofra, que contém a substância chamada cinarina, tem poder colagogo, diurético, sendo indicado contra perturbações digestivas e nefrites.
   
FONTE: http: //www.ufrgs.br/Alimentus/feira/mphorta/alcachofra/index.htm

Área plantada na Estacão Experimental Agronômica em Eldorado





   

Cultivo Morango

 O morangueiro, pertence à Família Rosaceae. De origem Europeia, as plantas cultivadas para o consumo de sua fruta são o resultado de um sucessivo trabalho de melhoramento genético e cruzamento entre algumas espécies do Gênero Fragaria. Atualmente, existem mais de 15 variedades de morangueiros.
 Ele é um vegetal rasteiro, de caule do tipo estolho, produzindo gemas que permitem com que novas plantas, com raízes e folhas, sejam formadas, assexuadamente. No Brasil, sua produção é mais significativa nos meses de junho a dezembro, e requer boa umidificação do solo. 
O morango, pertence à Família Rosaceae. De origem Europeia, as plantas cultivadas para o consumo de sua fruta são o resultado de um sucessivo trabalho de melhoramento genético e cruzamento entre algumas espécies do Gênero Fragaria. Atualmente, existem mais de 15 variedades de morangueiros.
 FONTE: brasilescola.com

 Variedade cultivada na horta é a Camarosa.
É a variedade mais cultivada dos últimos anos, estimando-se 60% da produção mundial. Apresenta uma fantástica adaptação climatológica, desde regiões subtropicais úmidas a regiões mediterrâneas, como Portugal, Espanha e Marrocos. Continua sendo a variedade preferida pela indústria mundial. Excelente cultivar para consumo in natura por apresentar frutos grandes, firmes e saborosos com coloração vermelha intenso. Cultivada em várias regiões do Brasil apresentando-se como uma planta robusta com maior perfilhamento. Deverá haver cuidado com o excesso de Nitrogênio que poderá desequilibrar o desenvolvimento da planta aumentando o seu tamanho e dificultando a aeração entre elas. Muito nitrogênio poderá acarretar poucos frutos.
Principais características :
 
* Grande adaptação climatológica
* Variedade precoce
* Muito produtiva e com grande qualidade do fruto: cor, tamanho e firmez.
FONTE: moranguinhos.com.br

      Plantio junho 2012


 Canteiro pronto


Florescendo


 Desta planta origina-se o morango, cuja parte vermelha, comestível, é, na verdade, o receptáculo floral desenvolvido. Assim, ele é um pseudofruto; sendo os frutos, do tipo aquênio, as estruturas amarronzadas que se encontram incrustadas nele.


domingo, 16 de setembro de 2012

Algumas hortaliças cultivadas na horta

Couve

Couve Flor
 
Repolho

Repolho

sábado, 15 de setembro de 2012

Uso de composto orgânico em cultivo de rabanete


Foi avaliado o crescimento das plantas e produção do rabanete cultivado sob doses crescentes de composto orgânico.














Colheita 35 dias após semeadura.
















                                         Separação  parte área das raízes.